Qual é a importância do Planejamento Patrimonial e Sucessório
- Alex Pimenta

- 15 de set. de 2022
- 1 min de leitura

O processo de planejamento sucessório é extremamente importante. Por meio dele, o investidor consegue resolver todas as suas questões financeiras. Sem este planejamento, é mais provável que haja conflitos entre os herdeiros, insegurança jurídica e riscos de perdas financeira.
O ato de planejar a sucessão garante a preservação do patrimônio, permitindo que todos os beneficiários sejam atendidos de acordo com a vontade do detentor dos bens.
Além de todas as vantagens com relação à segurança e manutenção dos vínculos familiares, o planejamento sucessório pode evitar a obrigação de recolher tributos como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre os patrimônios doados.
A alíquota de ITCMD varia de acordo com o estado e o seu pagamento é obrigatório para os casos de transmissão não onerosa de bens ou direitos, como é o caso da herança.
Também é eliminada a necessidade de recolhimento de custas judiciais e taxas específicas incidentes em processos de inventário que tramitam tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial.






Comentários